Categorias
Uncategorized

Consórcio é um bom negócio?

Comprar uma casa ou apartamento é para muitas pessoas um dos maiores sonhos. Como imóveis tem valores altos, a melhor forma de fazer esta compra é de forma planejada. Nesta realidade, o consórcio é um excelente investimento.

Ter todo o dinheiro disponível para adquirir à vista não é algo facil. E se você pudesse parcelar o seu imóvel pagando parcelas que cabem no seu bolso? Esta é uma das vantagem de aderir a um consórcio.

Consórcio é uma modalidade de compra programada que existe há décadas no Brasil. Nela, as pessoas se organizam em grupos e formam uma poupança por meio de pagamentos mensais feitas por todos os participantes, que também são chamados de consorciados.

Mensalmente um ou mais consorciados são contemplados e recebem uma carta de crédito, que permite a aquisição de um imóvel. Também há a possibilidade de aumentar suas chances de contemplação por meio de lance, que consiste em um valor ofertado como antecipação de parcelas.

Confira 5 razões que fazem do consórcio uma ótima alternativa para adquirir imóveis:

Compra programada

Possibilidade de se planejar de acordo com sua realidade financeira. Há diversas opções de planos em que você pode escolher o valor da carta de crédito em relação ao imóvel que pretende adquirir, assim como prazo e valor de parcelas. Desta forma, você adquire o seu imóvel sem comprometer o seu orçamento mensal.

Parcelamento sem juros

O consórcio permite adquirir o seu imóvel de forma parcelada, sem a necessidade de entrada.

Outra vantagem é que não há incidência de juros, apenas uma taxa de administração que tem um valor mais acessível. Essa taxa é o valor pago à administradora do consórcio pela gestão e gerenciamento dos grupos, e é um percentual fixo diluído no prazo de duração do consórcio.

Formação de poupança

Você tem dificuldade de juntar dinheiro? Muitas vezes isso acontece por falta de planejamento financeiro e determinação.

Incorporar o pagamento de uma parcela de consórcio ao orçamento mensal soluciona esse problema, pois o pagamento de parcelas se torna obrigatório e o valor investido fica sob responsabilidade da administradora, o que também ajuda a evitar possíveis gastos por impulso.

Poder de negociação

Imagine se você pudesse comprar seu imóvel à vista e assim barganhar descontos e condições facilitadas? Ao ser contemplado, a carta de crédito equivale ao pagamento à vista pelo bem, permitindo ao consorciado usufruir de todas as vantagens na negociação.

Formação de patrimônio

O consórcio é uma ótima maneira de construir patrimônio, seja para você usufruir como uma aposentadoria ou ganhar dividendos através de um aluguel.

Como vimos, o consórcio é um excelente investimento, com diverasas vantagens como a possiblidade de comprar o imóvel de forma planejada e poder de compra equivalente ao pagamento em dinheiro. Além disso, é uma opção que se encaixa em diversos momentos de sua vida.

Categorias
Uncategorized

Investir em Imóveis no Brasil é um bom negócio?

Existem diferentes formas de investir o dinheiro que você consegue economizar, como por exemplo poupança, títulos, bolsa de valores e imóveis. Dependendo da sua propensão ou aversão ao risco, há inúmeras opções de investimentos que se encaixam no seu perfil.

Entretanto em um cenário econômico adverso, é o investimento em imóveis que se destaca, pois é uma opção segura em que seu ativo não só valoriza ao longo do tempo, mas também pode gerar uma renda passiva, na forma de um aluguel.

Segurança

Independente da crise que o mercado, país ou mundo possa passar, uma casa ou apartamento adquiridos permanecem como patrimônio, ao contrário de outros investimentos que podem ter significativa desvalorização e causar grandes perdas.

O setor imobiliário comprovadamente mantém o valor de seus ativos mesmo em tempos de crise, o que eleva a procura por bens em momento de incerteza.

Valorização do Ativo

Existe atualmente um déficit habitacional no Brasil de 7,78 milhões de residências, segundo dados levantados pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Somado ao aumento da população e limitada capacidade das empresas do setor de construção, o que se observa é um aumento significativo na demanda por moradias e consequente valorização dos imóveis.

O gráfico abaixo mostra que o valor dos imóveis subiram em média 208,94% entre Jan/2008 e Nov/2019.

Câmbio Favorável

Residir no exterior traz uma vantagem ímpar: nunca o Dólar, Euro, Libra e outras moedas estiveram tão valorizadas perante ao Real como nesse momento.

De Julho/2019 a Maio/2020, o Real desvalorizou 36,8% frente ao Dólar. Na prática isto significa que com essa grande desvalorização, está muito mais barato comprar imóveis no Brasil.


Renda Extra

Segundo dados do índice FipeZap de locação residencial, o preço médio dos imóveis no Brasil aumentou 0,95% de Março para Abril/2020. De Janeiro/2008 a Novembro/2019 este mesmo índice acumula alta de 114,98%.

A rentabilidade média do aluguel residencial (anualizado) também avançou 4,85% em Abril/2020, o que mostra a resiliência do mercado frente ao momento de incerteza.

Através do Rental Yield, percentual entre o preço médio de locação e o preço de venda dos imóveis, podemos ter uma ideia a respeito de quanto o investidor pode ter de retorno com o aluguel em algumas das capitais brasileiras:

Cidade Comparativo do rental yield mensal de abril (anualizado – % ao ano)
Recife (PE)5,89%
São Paulo (SP)5,44%
Salvador (BA)5,40%
Brasília (DF)5,15%
Porto Alegre (RS)5,0%
Média Ponderada 4,85%
Goiânia (GO)4,75%
Florianópolis (SC)4,51%
Curitiba (PR)4,23%
Belo Horizonte (MG)4,02%
Rio de Janeiro (RJ)3,94%
Fortaleza (CE)3,52%

Investir em imóveis no Brasil é portanto um excelente negócio para formar patrimônio e obter rentabilidade.