Categorias
Uncategorized

Investir em Imóveis no Brasil é um bom negócio?

Existem diferentes formas de investir o dinheiro que você consegue economizar, como por exemplo poupança, títulos, bolsa de valores e imóveis. Dependendo da sua propensão ou aversão ao risco, há inúmeras opções de investimentos que se encaixam no seu perfil.

Entretanto em um cenário econômico adverso, é o investimento em imóveis que se destaca, pois é uma opção segura em que seu ativo não só valoriza ao longo do tempo, mas também pode gerar uma renda passiva, na forma de um aluguel.

Segurança

Independente da crise que o mercado, país ou mundo possa passar, uma casa ou apartamento adquiridos permanecem como patrimônio, ao contrário de outros investimentos que podem ter significativa desvalorização e causar grandes perdas.

O setor imobiliário comprovadamente mantém o valor de seus ativos mesmo em tempos de crise, o que eleva a procura por bens em momento de incerteza.

Valorização do Ativo

Existe atualmente um déficit habitacional no Brasil de 7,78 milhões de residências, segundo dados levantados pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Somado ao aumento da população e limitada capacidade das empresas do setor de construção, o que se observa é um aumento significativo na demanda por moradias e consequente valorização dos imóveis.

O gráfico abaixo mostra que o valor dos imóveis subiram em média 208,94% entre Jan/2008 e Nov/2019.

Câmbio Favorável

Residir no exterior traz uma vantagem ímpar: nunca o Dólar, Euro, Libra e outras moedas estiveram tão valorizadas perante ao Real como nesse momento.

De Julho/2019 a Maio/2020, o Real desvalorizou 36,8% frente ao Dólar. Na prática isto significa que com essa grande desvalorização, está muito mais barato comprar imóveis no Brasil.


Renda Extra

Segundo dados do índice FipeZap de locação residencial, o preço médio dos imóveis no Brasil aumentou 0,95% de Março para Abril/2020. De Janeiro/2008 a Novembro/2019 este mesmo índice acumula alta de 114,98%.

A rentabilidade média do aluguel residencial (anualizado) também avançou 4,85% em Abril/2020, o que mostra a resiliência do mercado frente ao momento de incerteza.

Através do Rental Yield, percentual entre o preço médio de locação e o preço de venda dos imóveis, podemos ter uma ideia a respeito de quanto o investidor pode ter de retorno com o aluguel em algumas das capitais brasileiras:

Cidade Comparativo do rental yield mensal de abril (anualizado – % ao ano)
Recife (PE)5,89%
São Paulo (SP)5,44%
Salvador (BA)5,40%
Brasília (DF)5,15%
Porto Alegre (RS)5,0%
Média Ponderada 4,85%
Goiânia (GO)4,75%
Florianópolis (SC)4,51%
Curitiba (PR)4,23%
Belo Horizonte (MG)4,02%
Rio de Janeiro (RJ)3,94%
Fortaleza (CE)3,52%

Investir em imóveis no Brasil é portanto um excelente negócio para formar patrimônio e obter rentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *