Seja bem-vindo ao nosso site!

Atendimento

  +55 11 3280.7715

Como funciona?

Consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas - físicas ou jurídicas - em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. A formação desses grupos é feita por uma Administradora de Consórcios , autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

Nesse sistema, o valor do bem ou serviço é diluído em um prazo predeterminado, e todos os integrantes do grupo contribuem ao longo desse período. Mensalmente (ou conforme estipulado em contrato), a administradora os contempla, por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado, até que todos sejam atendidos.

1. O que posso comprar
com consórcio

O consórcio tem por objetivo a compra de bens duráveis ou de serviços. Entre as modalidades, destacam-se os consórcios para a aquisição de IMÓVEIS, CARROS E CAMINHÕES.

2. Grupo

É um GRUPO de pessoas (físicas ou jurídicas) que buscam adquirir o mesmo bem. Para isso, elas formam um grupo e depositam mensalmente o valor referente à parcela do consórcio em um fundo comum.

3. Administradora

A Administradora é a EMPRESA que oferece o serviço de consórcios e é responsável pelo gerenciamento dos grupos.

4. Banco Central

A Administradora é regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central, o que garante a segurança no negócio.

5. Cota

A cota é o número de identificação do cliente dentro de seu grupo e com o qual ele concorre na apuração da contemplação, nas assembleias mensais.

6. Carta de crédito

A carta de crédito corresponde ao valor do consórcio adquirido. Com essa carta, o cotista pode adquirir o bem em qualquer lugar do território nacional com o poder de compra à vista, o que permite uma melhor negociação com o vendedor na hora da compra.

7. Compra planejada

No consórcio, não há um prazo estabelecido para o cliente obter a carta de crédito, é necessário que seja contemplado. Tanto o planejamento do consorciado, quando a sorte, influenciam na contemplação.

8. Assembleia

Na assembleia mensal são apurados os nomes dos cotistas sorteados para a contemplação.

9. Lance

O cotista pode ofertar um lance para aumentar as chances de contemplação. Um carro usado pode servir de lance para os segmentos de automóveis e caminhões. No caso de imóveis, há situações em que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado.

10. Parcelas

As parcelas do consórcio são isentas de juros, existe apenas a taxa administrativa, que é bem inferior, mas varia de acordo com cada administradora.

11. Se demorar a ser contemplado

Na pior das hipóteses, se o consorciado não realizar lance e for o último sorteado, terá acumulado capital semelhante ao de uma poupança. No entanto, a obrigação do pagamento das parcelas cria uma poupança forçada, o que evita débitos ocasionais.

12. De comprador para o vendedor

Se o participante optar por não seguir mais no consórcio, ainda pode renegociar ou vender a carta de crédito.

Metade da parcela

A Invista no Brasil traz a seus clientes uma opção muito popular de pagamento oferecida pela HS Consórcios: Meia Parcela. Nesta modalidade, o consorciado paga meia parcela até a contemplação.

Quando contemplado, pode escolher entre:
• Continuar pagando a metade da parcela e ajustar o valor da carta de crédito equivalente as prestações pagas;
• Passar a pagar parcela cheia e abater a diferença do total da carta de crédito;
• Manter o valor da carta de crédito e diluir a diferença no restante das parcelas.

Aumente suas chances de contemplação através de Lance

Lance é um valor ofertado pelo cliente com o intuito de antecipar a sua contemplação. Todos os consorciados em dia, com a parcela mensal, podem efetuar lances, de acordo com as características do grupo ao qual participam.

*Em todas as modalidades em caso de empate, o vencedor é definido pelo sorteio da Loteria Federal.

Modalidades de Lance:

Nessa modalidade a administradora define percentual mínimo a ser ofertado como lance para determinados grupos, isso corresponde a uma quantidade especifica de parcelas. Havendo empate a definição é feita de acordo com o sorteio da Loteria Federal.

Essa modalidade é uma variação do lance fixo, mas no qual podem participar apenas os consorciados que não atrasaram as parcelas dos últimos 6 meses.

Para essa modalidade a partir de determinado período, são permitidos lances com um limite específico de parcelas. A cota contemplada será a que ofertar a maior quantidade de parcelas dentro do limite.

Essa é a modalidade mais comum. O consorciado escolhe o valor de acordo com a quantidade de parcelas que deseja ofertar na antecipação de quantas parcelas quiser. Na HS Consórcios ele pode oferta como lance o seu carro usado, para consórcios de automóvel, ou o seu FGTS, para consórcio de imóvel residencial. Sendo o maior lance o vencedor.

Essa modalidade é um facilitador ao consorciado que não possui um valor considerável para ofertar como lance. Sendo possível ofertar parte da carta de crédito como lance, de acordo com as regras da administradora. Na HS Consórcios o consorciado pode ofertar até 30% do valor da carta de crédito como lance.

Nessa modalidade o consorciado tem a opção de usar o lance para diminuir o valor das parcelas mensais restantes, ao invés de antecipar o valor total de um número determinado de parcelas.

Simule agora mesmo